Das três Transformações de Zaratustra
Zaratustra me fez ver de uma maneira diferente e interessante algumas transformações do espírito pelas kuais passei ou tenho passado (buscado)... Aos 13 anos meu espírito tornou-se leão e agora ele parece buscar a criança..
Assim Falava Zaratustra
Akabei de emprestar o livro de Nietzsche do Leandro... Nada como um pouko de filosofia nihilista para recompor as defesas...
The Red Pill
I could swallow the blue pill now and raise my barriers and defenses against the reality... create my own mental matrix, where I could rationalize all my actions in such a way to minimize suffering. But I shall not do it. I will take the red pill.
Catálise
Frequentemente tento atuar como catalisador para que as pessoas vejam a verdade sobre suas próprias vidas... Tento entregar a pílula vermelha a elas. Mas é inútil... E eu ainda me pergunto: como posso saber se não sou daltônico.
Lógika Fuzzy
Agora que eu aprendi Logika Fuzzy, posso afirmar que meu processo de decisão se dá essencialmente através dela...
Frequentemente, as minhas ações resultam de um processo de defuzzyficação após a consideração de antecedentes nebulosos muitas vezes contraditórios...
Isn´t it ironic?
Receber o mal de quem te induz a fazer o bem?
Fúria Tempestuosa
Nada como uma tempestade para expressar a minha fúria... As trincas no meu apê aumentaram de tamanho e o H8 está tomado por goteiras... A agua se infiltra como a fúria que não pode ser contida...
Doação de Sangue
Hoje doei sangue pela primeira vez! E em troca akabei ganhando várias coisas: lanche, camiseta, caneta... Fikei sabendo que minha veia é pequena, o que fez a extração do meu sangue demorar bem mais que o normal... Também soube que minha pressão está normal...
Pequizeiros
O meu time,
Pequizeiros, está tendo um desempnenho ótimo na CopaH8, especialmente se for considerado que ninguem do time joga regularmente!
Chegamos à semi-final! E perdemos por 7 a 1 apenas (o pior resultado do time adversario em todo o campeonato)! Agora resta só a disputa pelo terceiro lugar!
O time é composto por vários goianos (daí vem o nome do time, já que pequi é uma fruta típica de goiás) e eu fui importado...
O Fardo do Território
Zygmunt Bauman escreveu hoje no FolhaMais:
Na hierarquia global que se manifesta, reinam os que menos dependem do espaço, os menos vinculados a um lugar e com mais liberdade de se deslocar, de se transferir.
De Olhos bem Fechados
Akabei de assistir a
De Olhos bem Fechados, do Kubrick... É muito legal a forma como são encadeados alguns sentimentos demasiado humanos: traição, ciúme, vingança, curiosidade, desejo...
Fim de Lab!
Ontem tive a última aula de laboratório da minha vida!!! (Se eu não for trancado nesse semestre...)
A turma comemorou com um churrasco depois da aula! Um momento histórico!
Fly and Fall
Someone may make you fly so high for a while, just to let you fall from a bigger height later...
And when this happens, I ask myself: Why?Why?Why?
Insistência
Por que voce insiste em esperar atitudes das pessoas?
Nunca espere nada das pessoas... Elas vão te trair, te decepcionar, te manipular, te enganar, te deixar cheio de dúvidas... E voce vai sofrer. E a culpa é apenas sua, por ter esperado algo que elas nao tinham obrigação de te dar...
Voce está sozinho no mundo... entenda e aceite isso...
Fúria dissipada
É uma situação interessante quando se deseja sentir raiva por algo, mas não se consegue...
Dreams and Needs
If you can control your dreams, why can´t you control your needs?
Desejo
Os budistas devem ter razão... todo sofrimento deve vir do desejo e da vontade...
E toda vida é formada de desejo e vontade...
Choice
We make choices... Our choices make us...
Sometimes we choose... Sometimes we are chosen... or not.
Cicratizes
Já faz vários meses que ralei minha mão jogando futebol na copa H8. A pele no local continua vermelha...
Brincadeira
Não há Verdade. Não leve minhas teorias muito a sério. Eu estou brincando. Eu estou sempre brincando, im Lebenspiel. Mas toda brincadeira tem um fundo de verdade. Ou talvez toda a verdade seja uma brincadeira...
Pesadelo da Casa: A Precognição
Descobri que no mesmo dia que eu tive o pesadelo da minha casa se alterar, ela começou a ser pintada no mundo real!
Kronos
Kronos, o titan do tempo, devorava seus próprios filhos deuses, pois tudo aquilo que o tempo cria, também corrói...
Akabei de ler um artigo que tenta usar os resultados dos prêmios Nobel para mostrar que a maior capacidade criativa do ser humano ocorre por volta de 32 anos e sofre então um declínio com a idade. No entanto, a forma como o Nobel é dado o invalida como método de análise da evolução da criativade humana...
Zeus liderou vitoriosamente os deuses numa luta contra o domínio de Kronos.
Da mesma forma, mostrarei um dia como as pesquisas sobre declínio de capacidades são, no mínimo, exageradas...
Love and Friendship
Friendship and PassionateLove are often based on different kinds of interpersonal relations. While the first usually encourages freedom and understanding, the second can evolve to a fight for domination... You always have something to lose if you stick to one of these conventions...
Lies
We live lies... We lie to ourselves and live in our own single Matrix... This prison, with its walls made of moral and faith statements, is confortable... Maybe out of it, there´s only the selfish human nature.
Sometimes I don´t know if a thought or emotion of mine is an escape from the prison or just another wall...
Social Convention
Social Convention is not an argument against will...
Open-Loop
How long will it last? How will it end?
Pesadelo da Casa
Ontem a noite, tive um pesadelo interessante. Eu estava em minha casa e saía pra andar pelo bairro. Quando eu voltava, a casa estava totalmente diferente, como se eu estivesse numa realidade alternativa... Isso se repetiu várias vezes.
Feedback
Alles was ich brauche ist Feedback... Alles was ich bekomme ist Schlafen...
A Prisão Subjetiva
Por mais que tente, o ser humano está sempre preso em sua visão subjetiva do mundo.... Como escapar das distorções que minhas vontades impõe ao mundo que vejo?
Querer e Conseguir
Consigo tudo que quero ou quero apenas o que consigo?
Controle, Sobreexpressionismo e Consciência
E por falar em amor, um pouco sobre como lido com emoções...
Pra mim as emoções podem ser entendidas como os instintos e vontades básicos que movem um ser emocional. Sem emoção, um ser seria simplesmente inanimado.
As emoções podem ser prejudiciais quando ocorrem conflitos internos entre elas ou quando impedem que o ser atinja seus objetivos de prazo mais longo (compostos de emoções básicas). A razão pode ser entendida como o processo de minimizar esses conflitos e impedimentos.
Para acabar com os conflitos, a razão pode utilizar 3 técnicas:
- Controle - O ser busca sufocar sua necessidade de expressar uma determinada emoção, de realizar uma determinada vontade.
- Sobreexpressionismo - o ser expressa suas emoções com intensidade e rapidez, evitando o acúmulo de vontades inibidas.
- Consciência - o ser tenta se envolver num processo de cognição cada vez mais profunda para descobrir quais as emoções (vontades) mais básicas que compoem seus desejos e dessa forma os desconstroi e acaba com as auto-mentiras que os sustentam.
Acho que minha razão tende a seguir a última técnica. Infelizmente, a sociedade costuma julgar erradamente aqueles que não seguem a técnica do sobreexpressionismo como menos emocionais...
Amor-Perfeito
No jardim botânico havia muitas flores da espécie
amor perfeito. É uma das espécies que acho mais interessantes, pela caoticidade da distribuição de cores nas pétalas! Essa caoticidade tem tudo a ver com o ideal de um amor perfeito (ou mesmo com a perfeição em si) A idéia de perfeição está fortemente relacionada à existência de um padrão; e a caoticidade é justamente o não-seguimento de padrões! Será que impossível achar uma forma perfeita de amar?
A Viagem da Ele04
Após muitas batalhas da Telma contra a burocracia e a inércia da Divisão de Eletrônica, a turma finalmente conseguiu realizar a viagem técnica desejada.
Saímos terça-feira 13:30 de SJC e chegamos em Foz do Iguaçu na manhã de quarta-feira. Fomo direto para Itaipu, numa visita técnica para conhecer a maior hidroelétrica do mundo!
No começo da tarde de terça fomos ao Paraguay, naturalmente desorganizado e lotado de pessoas, carros e motos! Quase fui atropelado duas vezes! O sol insuportável queimou bastante minha pele..
Já no fim da tarde fomos às cataratas do Iguaçu! Estava com menos água que dá última vez, em que fui com meus pais, e também muito mais exploratório! A entrada era R$15,00 e O passeio de barco que eu gostaria de ter feito custava R$115,00 por pessoa! Foi muito bom rever tudo aquilo com a galera da Eletrônica!
A noite (terça) houve um jogo de futebol no albergue! Estava bem legal, mas acho que pelo fato de eu ter me alimentado muito mal durante o dia e estar jogando sem blusa no frio, comecei a passar um pouco mal e parei de jogar no meio.
Na quarta-feira tivemos que sair bem cedo do albergue, perdemos o café-da-manhã, o que contribuiu para a continuidade da minha (e de quase todo mundo) má alimentação... Visitamos a hidroelétrica de Salto Caxias. Ao contrário de Itaipu, em que houve um enfoque mais turístico, esta segunda hidroelétrica nos proporcionou bem mais conhecimento... Todo o resto do dia foi usado numa viagem extremamente longa para Curitiba. Por erros e pela lentidão dos Motoristas, fomo chegar em Cuirtiba apenas 02:00!
A nao-existência de vagas suficientes no alojamento do CInDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, uma base militar) fez com a turma precisasse ser dividida entre aqueles que iriam dormir no próprio CInDACTA e aqueles que iriam dormir nas casas da Telma.. Essa divisão gerou um mal-entendimento bizarro na turma, que entretanto deve estar se estabilizando naturalmente com o passar do tempo... Um dos catalisadores da crise certamente foi o professor Yagiu, que estava nos acompanhando. A visita ao CInDACTA também foi bem legal! Foram mostrados tanto as tecnologias existentes como os procedimentos executados lá... Ao fim, o almoço que nos ofereçam lá foi infinitamente melhor do que o do rancho do ITA e uma refeição decente depois de muito tempo sem comer..
Na tarde de sexta-feira algumas pessoas vieram direto pra casa da Telma, mas um grupo no qual me incluí foi visitar o Jardim Botânico e o centro de Curitiba.. O problema é que esse grupo tinha um tamanho grande e uma mobilidade proporcionalmente pequena.. Foi um exercício de paciência. Depois todos vieram pra casa da Telma, onde houve um jogo de futebol, em um gramado dessa vez menor... diversas cenas hiláreas e acrobáticas!! O pessoal agora saiu pra algum lugar com barulho alto e fumaça... Como tenho aversão a essas coisas e estou meio introspectivo, acabei ficando por aki para por e-mails em dia e escrever no WebLog.
Amanhã o onibus de volta sairá bem cedo e pressinto, por razões que não podem ser escritas, que será uma viagem psicologicamente bem mais longa que as outras... Acho que vou tentar jogar bastante dominó.
Curitiba
Estou agora acessando a InterNet através de um comp na casa da Telma, aki em Curitiba. Nos posts abaixo vou explicar como eu vim parar aki.
Melação da Prova
A prova de Princípios de Microondas que eu teria na terça-feira de manhã foi adiada... Não gosto desses adiamentos, pois só acabam complicando as coisas no futuro. Mas também não gosto dessas provas inúteis que os professores da Eletrônica tem aplicado: provas iguais a de anos anteriores, que não testam nenhum conhecimento e nem servem de feedback de aprendizado para os alunos...
Pós-Modernidade
Saiu uma entrevista muito legal no
FolhaMais! de 18 de Outubro, na qual Zygmund Bauman comenta:
O individuo precisa dos outros como do ar que respira, mas, ao mesmo tempo, tem medo de desenvolver relacionamentos mais profundos, que o imobilizem num mundo em permanente movimento.
I have been trying to solve this dilemma...